A Conversão de Equipamentos Laboratoriais e a Economia em Tempos de Crise

Resumo

A conversão de equipamentos laboratoriais já existentes para o desenvolvimento de novas aplicações é uma pratica crescente em tempos de crise, principalmente por proporcionar: a economia de recursos financeiros, o atendimento de novas demandas e a redução do lixo eletrônico. Nessa perspectiva, o artigo disponível em nosso site apresenta as estratégias para aquisição, os sistemas apropriados para conversão, as vantagens e os desafios dessa prática.

Keywords:

Conversão de Equipamentos, Evolução Real, Automação Laboratorial, RChisto.

Idioma do artigo:

Português. 

A automação de processos laboratoriais apresenta riscos relevantes, tanto na especificação dos sistemas para obtenção da produtividade e funcionalidade necessárias, quanto na determinação correta dos custos de propriedade, para evitar resultados financeiros insatisfatórios.

Os riscos acima indicados são agravados pela intensa mudança de tecnologia e variação da demanda, presente em todos os tipos de laboratório, independente do segmento de mercado ou da aplicação principal.

Neste cenário, o proprietário do equipamento (seja ele o cliente final ou o fornecedor do reagente), em algum momento será afetado pela evolução tecnológica dos ensaios laboratoriais, resultando em novos custos com a modernização dos processos de automação.

A Estratégia na Aquisição.

Robustez, qualidade e durabilidade são atributos importantes na seleção de novos equipamentos e sistemas. No entanto, poucos foram projetados tendo o atributo evolução real como prioridade.

Nesse sentido, é muito difícil encontrar sistemas capazes de serem atualizados, reformulados ou totalmente convertidos, para proporcionar o desenvolvimento de aplicações completamente diferentes daquelas planejadas, quando da “Especificação Técnica Inicial” dos mesmos.

A busca por fabricantes e tecnologias que permitam “Evolução Real” associada com durabilidade excepcional, deve ser o ponto de partida em qualquer processo de aquisição de novos bens de capital.

As Vantagens da Conversão dos Sistemas e Equipamentos.

A conversão de equipamentos para realização de novas aplicações, quando bem planejada e executada, proporciona:

  • Proteção do investimento inicial;
  • Desenvolvimento de novas linhas de pesquisa;
  • Atendimento de novas demandas;
  • Suporte às demandas já existentes, porém crescentes;
  • Criação de novas fontes de receita;
  • Aumento da receita recorrente;
  • Redução do lixo eletrônico;
  • Valorização do meio ambiente;
Ver

Sistemas Apropriados para Conversão.

Os principais candidatos para conversão são:

  • Plataformas robóticas, com capacidade de integração com dispositivos de terceiros;
  • Sistemas de Pipetagem automatizada multicanal;
  • Sistemas de detecção multifuncionais (absorbância, fluorescência, luminescência);
  • Dispositivos para lavagem, filtração por vácuo e separação por aplicação de campo magnético;

Os Desafios na Conversão dos Sistemas de Automação.

A segura conversão de equipamentos exige:

  1. Estudo detalhado da nova aplicação (ou novas aplicações), e produtividade desejada pelo laboratório;
  2. Desenvolvimento de Projeto específico detalhado, com cronograma de implantação, pré-requisitos, critérios de aceitação entre outros;
  3. Equipe técnica qualificada, experiente e treinada diretamente pelos fabricantes dos equipamentos e sistemas;
  4. Acompanhamento da documentação oficial dos fabricantes, tais como manual de serviços e LogBooks (Livro de Histórico de Eventos);
  5. Utilização de Ferramentas específicas e calibradas, desenvolvidas especificamente para realizar ajustes e monitoramento dos sistemas;
  6. Acessórios, Partes, Peças e Softwares genuínos, desenvolvidos sob medida para a nova aplicação pretendida;
  7. Fabricantes que possuam o conceito de Evolução Real como base de seus projetos.

Conclusão

Equipamentos de fabricantes renomados, construídos para durar e para se adaptar, são essenciais para a proteção do investimento inicial.

A escolha de representantes locais com competência técnica e estrutura operacional adequada para gerir e executar as conversões, garantirá a redução dos custos de propriedade e evitará a repetição de investimento em novos bens de capital.

A conversão de equipamentos já existentes no laboratório para o desenvolvimento de novas tarefas, proporcionará economia de recursos financeiros e proteção do meio ambiente.

Para saber mais sobre este assunto, entre em contato:

Fale com o Comercial Fale com Serviços