Permeabilidade

permeabilidadeÉ a capacidade que uma substância (fármaco) tem de atravessar as membranas celulares, que funcionam como barreiras biológicas. Os fármacos podem permear as membranas celulares por diferentes mecanismos, sendo a difusão o caminho disponível para a maioria daqueles que entram na circulação. Os ensaios PAMPA (Parallel Artificial Membrane Permeability Assay) utilizam duas microplacas separadas por uma membrana artificial, e têm sido amplamente utilizados na avaliação da permeabilidade dos ingredientes ativos dos fármacos pois determinam e caracterizam a permeabilidade destes. Além disso, são ensaios rápidos, simples e com menor custo.
 
A Pion desenvolveu cuidadosamente, sistemas completos para ensaios PAMPA, com alto rendimento e tecnologia patenteada. Sua linha possui kits completos para realização de ensaios PAMPA, com membranas que mimetizam:
  • GIT – Permeabilidade do Trato Gastrointestinal,
  • BBB – Permeabilidade na Barreira Hematoencefálica,
  • Skin – Penetração transdérmica da Pele.

Complementando os sistemas para ensaios PAMPA, a Pion desenvolveu o Gut-Box, agitador magnético individual, que é capaz de diminuir a Camada Estável de Água (UWL) devido a agitação individual dos 96 poços das microplacas PAMPA. A UWL é uma camada de água que se forma dos dois lados da membrana artificial das microplacas PAMPA, já tratada com lípidios, e funciona como uma barreira limitadora da permeabilidade dos fármacos, que devem passar por essa barreira para serem absorvidos pelas células do organismo. A agitação promovida pelo Gut-Box diminui a espessura da UWL e assim, a permeabilidade dos fármacos lipofílicos (solúveis em lipídios) aumenta consideravelmente. O tempo do ensaio também diminui com agitação individual, de horas para minutos.


Facebook icon.svg