Braços Robóticos

Bracos Roboticos 1As plataformas Tecan podem ser equipadas com diferentes combinações de braços robóticos para transporte de microplacas, manipulação de tubos, carregamento de dispositivos como leitoras e para transferência de líquidos.
 

Descrição

Acessórios para plataformas
Braços robóticos

Para garantir o maior nível de automação possível, as plataformas Tecan podem ser equipadas com diferentes combinações de braços robóticos para transporte de microplacas, manipulação de tubos, carregamento de dispositivos e para transferência de líquidos.

Estes braços podem ser posicionados no lado esquerdo, central ou direito da plataforma, dependendendo do processo a ser automatizado. Como exemplo, podemos mencionar uma aplicação que necessite carregar placas do tipo "DeepWell" com a amostras primárias, transferir estas amostras para microplacas ou tubos, centrifugá-las, adicionar reagentes e então, alocá-las em um carrossel para posterior processamento.

Neste caso, contamos com 3 braços robóticos:
  • Um braço RoMa para carregamento das placas DeepWell,
  • Um braço LiHa para transferir as amostras e adicionar reagentes,
  • Um outro Braço RoMa (do tipo "Long Z-Rail"), com o eixo Z extendido para poder carregar e descarregar a centrífuga posicionada em baixo da plataforma.

Nossos Braços Robóticos:

Braço para Manipulação de Líquidos com 1 canal para pipetagem (LiHa-1)
Este braço integra-se as plataformas Freedom EVO 75 e Freedom EVO 100. Possui um único canal para transferência de líquidos, e pode ser equipado com ponteiras fixas ou descartáveis). Apresenta-se como uma solução compacta e econômica para laboratórios que não possuem grandes rotinas, mas que precisam automatizar suas tarefas de pipetagem. Trabalha com Tubos e com Microplacas.

Braço para Manipulação de Líquidos com 2 canais para pipetagem (LiHa-2)
Este braço integra-se as plataformas Freedom EVO 75 e Freedom EVO 100. Possui dois canais para transferência de líquidos, e pode ser equipado com ponteiras fixas ou descartáveis). Trabalha com Tubos e com Microplacas em virtude da capacidade de distanciar os canais de pipetagem em relação ao eixo Y em até 38mm.

Braço para Manipulação de Líquidos com 4 canais para pipetagem (LiHa-4)
Desenvolvido especificamente para as plataformas Freedom EVO 100 e Freedom EVO 150, este braço possui 4 canais para pipetagem e é recomendado para rotinas médias e complexas transferências de líquido. Trabalha com Tubos e com Microplacas em virtude da capacidade de distanciar os canais de pipetagem em relação ao eixo Y em até 38mm.

Braço para Manipulação de Líquidos com 8 canais para pipetagem (LiHa-8)
Este braço pode ser aplicado nas plataformas Freedom EVO 100, 150 e 200. Oferece altos níveis de produtividade, pode ser equipado com ponteiras fixas e descartáveis e garante o atendimento de praticamente qualquer atividade de manipulação de líquidos, independentemente dos volumes, tipos de líquidos, tempo de processamento, etc. Trabalha com Tubos e com Microplacas em virtude da capacidade de distanciar os canais de pipetagem em relação ao eixo Y em até 38mm.

Combinação de 2 Braços para Manipulação de Líquidos com 8 canais para pipetagem (LiHa-8x2)
Seguindo a mesma linha de versatilidade do "Braço para Manipulação de Líquidos com 8 canais para pipetagem" esta combinação exclusiva da Tecan, possibilita que dois braços com 8 canais para pipetagem cada, possam ser integrados em um única plataforma e controlados de forma independente ou totalmente sincronizada em função da aplicação e da velocidade requerida. Representa o máximo em versatilidade e o mais alto nível na integração e controle de sistemas robóticos. Trabalha com Tubos e com Microplacas em virtude da capacidade de distanciar os canais de pipetagem em relação ao eixo Y em até 38mm.

Braço para Manipulação de Líquidos 8 por 1 (LiHa-8 plus 1)
Desenvolvido especificamente para o Freedom EVO 75, este braço possui 8 canais de pipetagem mas sem a capacidade de distanciar os canais de pipetagem em relação ao eixo Y, Entretanto, destes 8 canais, 1 canal pode se movimentar de forma independente em relação ao eixo Z (para cima e para baixo), e dessa forma acessar tubos primários. Quando em trabalhos com microplacas os 8 canais se alinham e transferem com facilidade o conteúdo de uma microplaca para outra. Assim, a Tecan conseguiu agregar a velocidade de um dispensador de 8 canais (para todo tipo de trabalho em microplacas), com a versatilidade do uso de um dos canais para acessar tubos e então, realizar a primeira etapa do processo de pipetagem. Uma solução econômica, versátil e que não compromete a velocidade,

Braço para Manipulação de Líquidos 96 canais (MCA)
Cabeça de pipetagem para 96 ou 384 transferências simultâneas e ainda com movimentos em conjuntos de 8 ou em conjunto de 12 ponteiras.
Este novo braço robótico é capaz de se mover por toda a mesa de trabalho em até 44 posições diferentes e ainda manter espaço suficiente sob a cabeça de pipetagem, para que outros módulos opcionais e dispositivos auxiliares desenhados para o Freedom EVO possam ser adicionados.

Opcional para Manipulção de Líquidos com 96 ou 384 canais (Te-Mo)
Opcional que conta com 96 ou 384 canais para pipetagem simultânea e que é montado sobre a mesa de trabalho do Freedom EVO. Assim, monta-se uma estação dentro de outra estação, onde os trabalhos do Freedom EVO se complementam com as funções desempenhadas pelo Te-Mo e assim, garante-se produtividade incomparável.

Braço para Transporte de Objetos (RoMa)

Este braço tem a capacidade de se movimentar por todas as posições do Freedom EVO, transporta objetos como microplacas, racks para reagentes e controles, carrega e descarrega os dispositivos auxiliares como centrífugas, carrosseis, incubadoras, leitoras, lavadoras, entre uma outra infinidade de dispsitivos auxiliares.

Agora o Braço RoMa (Robotic Manipulator Arm), pode vir equipado com um leitor de código de barras, para realizar a identificação positiva dos objetos que ele transporta durante o deslocamento entre a origem e destino ("On fly Positive Identification"). Dessa forma, a montagem e desmontagem da mesa de trabalho ocorre de forma extremamente segura, pois elimina-se a possibilidade de alocação das placas em locais errados e a torna todo o processo mais veloz, uma vez que a identificação dos objetos ocorre em modo "On Fly".

Braço para Transporte de Tubos (PNP)

Desenvolvido com o objetivo de transportar tubos, este braço tem a capacidade de se movimentar por todas as posições do Freedom EVO, e possibilita aplicações de pesagem de tubos ou atividades de organização de área secundária (Sorting).

Para solicitar um orçamento ou uma visita de um dos nossos especialistas de produtos, por favor, preencha o formulário na sessão “Contato” do nosso site.


Em breve, na sessão "Saiba Mais", você poderá consultar as soluções e aplicações desenvolvidas com este produto, além de uma grande quantidade de informações sobre os principais índices de serviços (MTFF, MTTR, MTBF), casos de sucesso e referências de clientes que já utilizam esta solução em vários países do globo.

Facebook icon.svg